Menu

segunda-feira, 28 de novembro de 2022

Anúncio do Vencedor do Prémio Nacional de Jornalismo para a Nutrição e Segurança Alimentar

 


No âmbito das comemorações dos seus 20 anos, a Global Alliance for Improved Nutrition (GAIN), em parceria com o Ministério da Saúde (MISAU), Secretariado Técnico para a Segurança Alimentar e Nutricional (SETSAN), Sindicato Nacional de Jornalistas (SNJ) e Movimento Scaling Up Nutrition (SUN) lançou, em Junho do corrente ano, a IV Edição do Prémio Nacional de Jornalismo para a Nutrição e Segurança Alimentar (2021-2022).

De 07 de Junho a 05 de Outubro de 2022, os jornalistas, a nível nacional foram convidados a submeter as suas matérias jornalísticas. Foram submetidas 14 matérias (6 de Imprensa Escrita, duas de Televisão e seis de Rádio). Foi também incluída uma categoria para Melhor Órgão de Comunicação Social. Os trabalhos foram avaliados por uma mesa de júri composta por jornalistas e especialistas em Nutrição e Segurança Alimentar.

A entrega dos prémios foi realizada a 23 de Novembro de 2022, na 4ª Conferência Anual da Rede de Empresas para a Expansão da Nutrição em Moçambique (SBNMOZ), um evento que contou com a presença de mais de 150 participantes, com destaque para a vice-ministra da Saúde, a secretária-executiva do Secretariado Técnico de Segurança Alimentar e Nutricional (SETSAN), a directora nacional do Programa Mundial para a Alimentação (PMA), o presidente da Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA) e o director nacional da Global Alliance for Improved Nutrition (GAIN), entre outros delegados do Governo, sector privado, sociedade civil, comunicação social e organizações não governamentais.

Na presente edição, foram distinguidos 3 jornalistas, que levaram prémios individuais de 75,000.00 MT – Setenta e cinco mil Meticais:

Categoria de Imprensa Escrita – Raúl Senda (Jornal Savana). Título da matéria apresentada: “Aleitamento Materno – O nutriente que define o futuro da criança”

Categoria de Rádio – Caetano Alberto (Rádio Moçambique). Título da matéria apresentada: “Desafios da Educação Nutricional na Mitigação da Problemática da Desnutrição Crónica na Zambézia”

Categoria de Televisão – Francisco Chuquela (Televisão Miramar). Título da matéria apresentada: “A vida aos apertos- Os impactos da carestia de vida na nutrição”

Na mesma ocasião, a Rádio Moçambique venceu na categoria de Melhor Órgão de Comunicação Social, arrecadando o prémio de 100,000.00 MT – Cem mil Meticais.

Cahora Bassa celebra 15 Anos da Reversão para o Estado moçambicano

 


A Hidroeléctrica de Cahora Bassa, S.A (HCB), maior empresa de produção e fornecimento de energia eléctrica nacional, e com capitais maioritariamente moçambicanos, celebrou no dia 27 do corrente mês de Novembro, o 15º Aniversário da sua reversão para o Estado moçambicano, um marco importante na história de Moçambique e da empresa, que foi envolto de muito simbolismo ao ponto de ser apelidado de “segunda independência nacional”.

A Reversão da Cahora Bassa tornou possível colocar o empreendimento ao serviço de Moçambique, disponibilizando ao país uma maior cota de energia, o pagamento da taxa de concessão e impostos tão importantes ao Estado e que contribuem para a viabilização de inúmeros projectos de carácter sócio-económico, nomeadamente escolas, unidades sanitárias, electrificação rural e a expansão da rede eléctrica ao nível nacional.

Os 15 anos da HCB também se traduzem em investimentos significativos no parque electroprodutor da empresa, nomeadamente a barragem, a central e as subestações do Songo e Matambo, e nas linhas de transporte de energia o que contribuiu para que a HCB atingisse recordes de produção jamais vistos na história do empreendimento. Esta boa performance da HCB, consubstanciada por uma produção acima da média, permitiu a Empresa antecipar o pagamento do empréstimo em meados de 2016, dezoito meses antes do período estipulado.

Destaca-se ainda nestes 15 anos, um engajamento sem precedentes em acções de responsabilidade social corporativa, nas áreas de Saúde, Educação, Cultura e Desporto que culminaram com a construção de unidades sanitárias, instituições de ensino, de apoios de emergência, e não só, um pouco por todo o país.

Trabalhadores valorizam sobretudo seguro de saúde

A Tempus Global Group apresentou, no dia 29 de Novembro, os resultados da 2ª edição da Pesquisa Nacional de Benefícios e Gestão do Capital H...